Marco Maia defende votação de projetos que beneficiam trabalhadores

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, destacou nesta segunda-feira sua disposição de colocar em votação projetos de lei que beneficiam os trabalhadores e que fortalecem os sindicatos. A declaração foi dada durante sessão solene em comemoração dos 51 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas (RS), do qual Maia já foi dirigente. Fundada em 1° de setembro de 1960, a entidade também já foi dirigida pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

Marco Maia defendeu o aperfeiçoamento legislativo para adaptar os sindicatos a um modelo global de desenvolvimento, em que há tendência crescente à desregulamentação do trabalho. Segundo ele, dentro desse contexto, cabe aos sindicatos proteger os trabalhadores, para que essa desregulamentação não ocorra sem ética.


Com o objetivo de fortalecer a classe trabalhadora, os deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e Weverton Rocha (PDT-MA) defenderam a aprovação de proposta que põe fim ao imposto sindical e da jornada semanal de 40 horas, além do fim do fator previdenciário. Rocha defendeu ainda maior proximidade entre os sindicatos e os trabalhadores representados.


Repressão


O presidente da Câmara também ressaltou a dificuldade de o movimento sindical prosperar em Canoas nos anos de ditadura militar, devido à forte repressão na área, considerada "de segurança nacional", por conta da presença da Petrobras e dos quartéis da Aeronáutica e do Exército na cidade. “Nas áreas de segurança nacional, a ditadura foi mais ferrenha, mas surgiram lideranças sindicais importantes”, disse o deputado Amauri Teixeira.


Marco Maia ressaltou a importância da institucionalização, na Constituição de 1988, do direito à livre constituição de sindicatos e à livre associação dos trabalhadores.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas