Associação da Comunidade do Riacho do Recreia ameaçada de não puder mais manter a Horta Orgânica

Início de instalação da Horta e verduras e legumes da primeira colheita. Foto: Associação
Por Carlos Silva e Maurício Alves

Em entrevista concedida terça-feira (26) aos Blog’s Diário Popular e Lagoa Grande Noticia o vice-presidente da Associação do Riacho do Recreio Sr. Alexsandro diz que o Secretario de Agricultura está encerrando as atividades da Horta Orgânica na localidade sobre o argumento que não vai mais fornecer água, água que há três anos vinha sendo utilizada na irrigação dos canteiros, essa horta que tem Certificação Orgânica é a única no município de Lagoa Grande o que governo devia era manter e ampliada para outras localidades usando a nossa experiência o que estaria atendendo o Programa de Governo da Frente Popular Por Lagoa Grande apresentado a Justiça Eleitoral que tinha em um das suas diretrizes criarem um “Programa de hortas orgânicas comunitárias” no que desrespeito ainda ao programa à meta da atual gestão era a de “ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) valorizando a agricultura familiar” ai fica uma pergunta é desta forma que se amplia o PAA fechado posto de trabalho e geração de renda? Não permitido que as pessoas tirem da terra seu próprio sustento, são 14 famílias que mantém a horta e é mantida por ela, ou seja, são mantidas com os recursos gerados pela mesma.

Não contra mão do desenvolvimento o Secretario de Agricultura que não tem a humildade de ouvir as pessoas no que desrespeito a “relação direta entre a doença e o meio ambiente. O uso indiscriminado de agrotóxicos aumenta a incidência da enfermidade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 90% dos casos estão ligados ao ecossistema” por isso da importância dos orgânicos. “O câncer está aí no meio, como problemas na reprodução que vão desde uma redução da infertilidade, até à impotência sexual masculina”, afirma o toxicologista Sérgio Graf, da UNIFESP.
 
Situação da Horta Orgânica após quatro dia sem água e sobre ameça de não mais puder utilizar a água. Foto: Carlos Silva
Famílias que ao longo de três anos se preparam através de curso de qualificação no SEBRAE, IPA e CODEVASF ver ameaçado o sonho de manter e ampliar sua fonte de renda pela secretaria de agricultura que sequer apresenta a essa localidade um estudo de viabilidade ou não, pois bem ele não apresenta porque antes de instalamos a horta a própria CODEVASF fez o estudo e dimensionou o volume d’água que a horta iria consumir durante um mês por o outro lado o SEBRAE treinou os produtores, com cursos de associativismo, processo administrativo e comercialização, técnica de abordagem e de venda e o IPA que apoio o projeto com técnico de cultivo e preparo do solo. Enquanto o governo do estado através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária mantem um planejamento e demanda com associação do Riacho do Recreio o governo municipal trabalho no intento de contrária o estado e as pessoas que querem trabalhar.
 
 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas