Geraldo Julio poderá rever o contrato do lixo

Equipe do prefeito eleito elaborou um relatório destrinchando o contrato de coleta de lixo no Recife, tema que rendeu muita polêmica durante a gestão de João da Costa

Foto: Priscila Buhr/JC Imagem

Tão logo retorne ao Recife, o prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) se debruçará em um relatório elaborado por sua equipe de transição que trata de um dos maiores pepinos da gestão de João da Costa (PT). Técnicos especializados destrincharam nos últimos dias o contrato da coleta do lixo, realizado logo no primeiro ano do atual governo petista e que rendeu muita polêmica, inclusive sendo questionado em auditoria especial no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O assunto gerou uma série de matérias no JC, intitulada Bastidores de uma Guerra: dossiê do lixo, em agosto de 2009. Apesar de não ter assumido posição durante a campanha, Geraldo decidirá nos próximos dias se irá rever o contrato.

O contrato de recolhimento de lixo é um dos mais complexos das administrações públicas municipais. O do Recife não é diferente. Entre o segundo semestre de 2008, já no final do governo João Paulo (PT), e o segundo semestre de 2009, quatro editais de licitação foram lançados, sendo que três deles foram suspensos pelo TCE. O contrato seguia o modelo de licitações anteriores, feitas em 1995 (gestão Jarbas Vasconcelos/PMDB) e 2002 (João Paulo), com a coleta do lixo dividida em dois lotes: o primeiro para 20% da área do Recife e o segundo para 80%, com quatro empresas concorrendo para cada lote.

João da Costa iniciou a gestão bombardeado pela irregularidade no serviço prestado pela Qualix, empresa que por 20 anos atuou na coleta do lixo no Recife. Vários bairros foram afetados, com lixo espalhado nas ruas. O contrato com a Qualix chegou ao fim em julho de 2009 e a prefeitura optou pela contratação da Vital Engenharia Ambiental, do Grupo Queiroz Galvão, para o lote de 80%, em caráter emergencial, sem licitação. O segundo lote ficou com a Coelho de Andrade Engenharia Ltda. (Cael).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas