Movimentação supera capacidade interna da central do TRE

Filas para cadastro eleitoral já tomam a rua próxima à Central de Atendimento ao Eleitor

A um mês do fim do prazo para alterações no cadastro eleitoral, o movimento na Central de Atendimento ao Eleitor (Cael) do TRE no Recife já começou a se intensificar. Durante a segunda (9), a busca por atendimento superou a capacidade interna da Central e uma fila de eleitores se formou na frente do Forte das Cinco Pontas. O TRE explica que a média de atendimentos realizados no local dobrou na última quinzena, e está atualmente em torno dos 600 por dia.

Disposto a transferir seu domicílio eleitoral de Agrestina para o Recife, Jackson Romano já amargurava uma espera de mais de uma hora e ainda haviam mais 21 pessoas a serem atendidas antes de chegar a sua vez. “Vi na TV que o prazo estava acabando e que as filas aumentam muito na última hora, então vim logo resolver”, disse. As inserções na TV promovidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que começaram a ser exibidas na última semana, alertando para a proximidade do fim do prazo, são um dos motivos apontados pelo TRE para o crescimento da demanda.

Os jovens estudantes Francisco Amorim e Cintia Angélica, de 17 e 19 anos, respectivamente, enfrentaram a fila para tirar seu título de eleitor e exercer o direito do voto pela primeira vez no pleito de outubro. Ambos também anteciparam a visita à Justiça Eleitoral para evitar as já tradicionais filas de última hora. Segundo a responsável pela Cael do Recife, Roseni Albuquerque, na última semana antes do fim do prazo o número de pessoas atendidas diariamente supera os dois mil eleitores. “Fiquei sabendo na internet que duas semanas antes, essa fila aqui enche demais. Aí resolvemos vir logo”, disse o estudante Francisco Amorim.

O horário de funcionamento dos locais de atendimento do TRE é das 8 às 18h e não haverá ampliação, mesmo com o aumento da demanda. Para agilizar o processo os eleitores podem usar o serviço Título Net, disponível no site do TRE, no qual é possível antecipar os formulários e saber os documentos necessários para cada serviço, antes de concluir o procedimento.

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