PE: traficantes plantam maconha na PB

Uma operação desencadeada ontem à tarde pelas polícias Civil e Militar terminou descobrindo, na zona rural do município de Ouro Velho, no Cariri do Estado, uma área controlada por traficantes e que estava servindo para o plantio de aproximadamente 10 mil pés de maconha. A droga seria de traficantes pernambucanos da cidade de Salgueiro, no ‘Polígono da Maconha’, que teriam migrado para a Paraíba para plantar o entorpecente.

A plantação foi destruída e deve ser incinerada hoje, com autorização da Justiça. No mês passado os policiais já tinham encontrado um plantio com 7 mil pés da mesma droga, na zona rural da cidade de Prata, na mesma região.

No acampamento improvisado, onde estariam trabalhando pelo menos 15 pessoas, os policiais apreenderam documentos, carroças, baldes, comida e outros equipamentos usados no cultivo da droga. Segundo as investigações da polícia, a plantação já teria 60 dias e pertenceria ao mesmo grupo que mantinha droga na zona rural de Prata.Os traficantes, porém, teriam contratado trabalhadores paraibanos para cultivarem o entorpecente com o auxílio de outras pessoas ligadas ao tráfico na Paraíba.

“A gente tem na região grandes fazendas e propriedades rurais. E os donos acabam esquecendo de algumas áreas, que são invadidas por pessoas estranhas que aproveitam o espaço para isso, já que a região é de divisa com o Pernambuco”, informou o delegado geral adjunto da Polícia Civil paraibana, Werginoud Vaz. O material foi encontrado em um matagal dentro da ‘Fazenda Panta Leão’, que pertence a um policial civil aposentado. De acordo com as investigações da polícia, ele não teria conhecimento de que o cultivo estava sendo mantido em sua propriedade. Com a chegada da polícia, três traficantes ainda chegaram a ser vistos, mas conseguiram fugir pela mata.

“Com certeza pelo que a gente percebe esse material não pertence a pessoas daqui, mas os proprietários contaram com o apoio de gente da região para fazer o plantio. Essa área é de preservação e de difícil acesso. Por conta disso esses traficantes estariam se aproveitando. Na Prata, nós encontramos um cenário semelhante e um livro com nomes de pessoas de Salgueiro. Agora vamos destruir esse material e dar prosseguimento as investigações para chegarmos aos donos da droga”, informou a delegada Vanderléia Gadi, que ao lado do major Josival Brandão e dos delegados Gilson Duarte e Tatiana Matos comandaram a operação. Mais de 50 policiais trabalharam na destruição do material.

O ‘Polígono da Maconha’ é formado pelas cidades pernambucanas de Salgueiro, Orocó, Cabrobó, Floresta e Belém de São Francisco. A região é conhecida em todo o país pela atuação do narcotráfico que transforma fazendas e pequenas propriedades rurais em campos para o plantio da droga. A maconha produzida no ‘Polígono’ é distribuída para o todo o país.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas