Com o aumento da produção de 5% para 15%, estatal vai regular preço e fornecimento do etanol

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse na sexta-feira (6) que a Petrobras vai aumentar sua participação na produção de etanol de 5% para 15% até o fim do governo Dilma. “A Petrobras vai ingressar fortemente na política de produção de etanol, construindo novas refinarias e até plantando cana, se for necessário”, afirmou Lobão, após reunião com a presidente da República.


Lobão frisou que há uma preocupação no governo com a necessidade de o país ter estoque de etanol. “Adotamos a política de uma presença mais agressiva da Petrobras na produção de etanol. Com esse aumento na participação, a Petrobras se transforma definitivamente em um regulador eficiente do fornecimento e dos preços do etanol”, frisou.


Segundo o ministro, a Petrobras vai ser reguladora do processo, através da Petrobras Biocombustível. Ele ressaltou ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) só vai financiar refinarias que sejam voltadas para a produção de etanol, descartando financiamentos para produção de açúcar.


A Nova Fronteira Bioenergia S.A., empresa formada pela Petrobras Biocombustível e pelo Grupo São Martinho, anunciou que vai produzir 107,1 milhões de litros de etanol anidro (que é misturado à gasolina) na safra 2011/2012, 26% a mais que na anterior. A previsão da empresa é moer 2,350 milhões de toneladas de cana (20% a mais que a safra anterior) e produzir 210 milhões de litros de etanol, entre anidro e hidratado.


Desde junho do ano passado que o preço do etanol vinha subindo significativamente, especialmente no início deste ano. Os aumentos foram motivados pela opção das usinas, que sofrem o avanço do capital estrangeiro, em privilegiar a produção de açúcar, que está com preço alto em nível internacional, e da entressafra da cana-de-açúcar.


O etanol anidro, por exemplo, subiu 182% nas usinas entre junho de 2010 e abril de 2011, sem fretes ou impostos, conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia (Cepea/USP). De acordo com levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o etanol custava em média R$ 1,89 em fevereiro e passou para R$ 2,32 na última semana de abril. A alta do etanol anidro afetou o preço da gasolina. Com o avanço da safra da cana, o governo espera a queda do preço dos combustíveis nos postos de abastecimento.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas