PCdoB debate fortalecimento da identidade comunista

A direção nacional do PCdoB promove, no próximo final de semana (15,16 e 17), o 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido. O evento reunirá secretários políticos e de organização de cerca de 300 municípios brasileiros. Entre os objetivos do encontro está a realização de um fórum de debates sobre a Nova Política de Organização do Partido e sua aplicação no âmbito dos comitês municipais.

De acordo com Renato Rabelo, presidente Nacional do PCdoB, o encontro tem grande relevância no atual estágio de construção partidária, “que exige reiterar o sentido estratégico da luta do PCdoB, enfrentar as pressões tendentes a rebaixar o papel do Partido”. Ele explica que o encontro pretende equilibrar a defasagem entre a crescente a influência política do partido e a estrutura militante – com quadros intermediários dedicados a apoiar as direções e bases nas mais diversas frentes de trabalho político e ideológico.

“Assim poderemos avaliar toda a trajetória seguida até aqui nos encontros anteriores, extraindo lições e programando um avanço significativo na estruturação que é fundamental para o salto de qualidade que se impõe diante dos desafios gigantescos de perseguir um Novo Plano Nacional de Desenvolvimento para o Brasil”, explica o dirigente nacional.

Renato ressalta ainda o caráter inovador do encontro em relação à convocação e participação de secretários municipais, secretários estaduais, membros da Comissão Política Nacional e, em especial, secretários Políticos e de Organização das maiores cidades do país.

No documento de convocação do evento, o secretário Nacional de Organização, Walter Sorrentino, reforça que esta é uma iniciativa “alvissareira e em consonância com a grande questão histórica de reforçar o papel do Partido Comunista no país”.

“É hora de fazê-lo do tamanho das ideias do Programa do PCdoB, de um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento como caminho para o socialismo; de reforçar as fronteiras da identidade comunista dos militantes por meio de um projeto coletivamente deliberado, de sentido militante, coeso e disciplinado em suas fileiras; e responder com firmeza às pressões rebaixadoras de seu papel estratégico”, ressalta o texto.

Identidade comunista

Segundo o secretário Nacional de Comunicação do PCdoB e editor do Vermelho, José Reinaldo Carvalho, o encontro é um importante momento para o Partido dar novos passos na afirmação política e ideológica, na estruturação partidária e no estímulo a que seus quadros se coloquem à frente das lutas políticas, sociais e culturais do povo brasileiro.

“Este encontro dará sem dúvida uma grande contribuição ao fortalecimento da identidade comunista do PCdoB, que tem por essência e caráter ser um Partido de classe, dos trabalhadores e do povo brasileiro – que luta pelo socialismo no Brasil, trilhando caminhos próprios. Um partido patriota e internacionalista, anti-imperialista e anticapitalista”.

“O Encontro sobre Questões de Partido é muito importante para orientar nossos militantes na estruturação do PCdoB, a partir de organizações de base e intermediárias fortes, ligadas à luta do povo e sob o comando de quadros bem preparados”, completa o secretário de Comunicação.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirma que o encontro é imprescindível para o atual momento de crescimento das fileiras partidárias, com novas e importantes filiações que têm sido conquistadas em todo o país. “Para receber essas pessoas devemos ter uma política bem definida e uma direção preparada para receber essa nova militância. Não nos interessa filiações burocráticas. O que nos difere dos outros partidos é que aqui dentro todos têm o seu espaço e militam. Não é necessário ser vereador ou deputado, todos podem se tornar lideranças de massa do movimento estudantil, comunitário e sindical”.

Movimentos

A secretária Nacional de Movimentos Sociais, Lúcia Stumpf, lembra que o encontro é também um momento de reflexão. Ela diz que a discussão é fundamental para estabelecer a condição de prioridade da atuação dos movimentos sociais no fortalecimento do Partido e no Projeto Nacional de Desenvolvimento, aprovado no 12º Congresso do PCdoB. “O encontro deve favorecer ainda o equilíbrio de valorização dos quadros do movimento social junto à nossa atuação institucional e na luta de ideias”.

Para o secretário Sindical do PCdoB, João Batista Lemos, o encontro deve refletir no fortalecimento do Partido entre os trabalhadores de todos os ramos, a partir de seus próprios locais de trabalho. “O encontro é fundamental para fortalecer a natureza de classe do partido em torno de seu projeto socialista e disputar a hegemonia do movimento operário e sindical brasileiro”.

Mobilização

As mobilizações nos estados e municípios para a participação no evento dão uma pequena mostra do alto nível dos debates. Segundo o presidente estadual do PCdoB-BA, Daniel Almeida, a Bahia irá participar com bastante destaque do evento, compreendendo que o partido alcançou um patamar de prestígio e força política no estado. “Se não cuidarmos do Partido, não teremos condições de continuarmos evoluindo politicamente. Esta é uma decisão atual que pensa o PCdoB sob uma ótica estratégica. Ao registrarmos esse crescimento do Partido, não podemos descuidar de preservar aquilo que dá sustentação à nossa caminhada futura; que é o cuidado ideológico e orgânico do PCdoB”.

Partido vivo

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, ressalta que o 7º Encontro Nacional sobre Questões de Partido é mais uma prova de que o PCdoB é um partido diferente. “Somos um partido vivo na luta política — que trata de temas nacionais ligados aos direitos do nosso povo –, mas que também cuida de constituir uma organização cada vez mais moderna, democrática e participativa, sintonizada com os desafios de hoje”.

Para Orlando, a troca de experiências é um ponto fundamental para a estruturação partidária. “Eu mesmo vou me organizar para participar do encontro, de modo a aprender com os nossos companheiros sobre os conhecimentos de construção do PCdoB e dialogar sobre as experiências de um Partido que agora participa de governos. Creio que vamos sair muito mais fortalecidos desse encontro”.

Eleições 2012

Renato Rabelo lembra também que o processo de construção partidária será decisivamente influenciado pelas eleições de 2012. “Serão eleições para o Executivo municipal e para as Câmaras de Vereadores, eleições eleitorais de base. Com o espírito de ousar politicamente no processo de transição da tática eleitoral promovida pelo Partido, deveremos lançar candidaturas majoritárias em vários Municípios e em capitais de Estados”.

Para o êxito eleitoral, o presidente Nacional do PCdoB destaca a necessidade de “um exército político organizado”, capaz de travar e superar “estas grandes batalhas que se avizinham”.

“Creio que deveremos debater neste 7º Encontro como promover a estruturação essencial para garantir este protagonismo e, ao mesmo tempo, contribuir para o avanço da base política de apoio ao governo de Dilma Rousseff. Desta forma, estaremos acumulando forças para uma verdadeira mudança de qualidade em nosso trabalho institucional e junto ao movimento de massas”.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas