Representantes da Embrapa apresentam a ministro FBC proposta de inovações para agricultura familiar do semiárido

Encontro aconteceu no Ministério da Integração Nacional
(com informações/foto da assessoria)
A Embrapa deu um passo importante para se integrar às ações de erradicação da miséria no Brasil do Governo Federal. Em reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o presidente da Empresa, Pedro Antonio Arraes Pereira, acompanhado de outros dirigentes e assessores, apresentou uma proposta de inovações tecnológicas para a agricultura familiar do semiárido.

O documento apresenta um conjunto de ideias e abordagens que sintetizam a experiência da empresa, em especial do seu centro ecorregional instalado no interior do Nordeste, na cidade de Petrolina (PE): a Embrapa Semiárido. Em linhas gerais, propõe a intervenção em sistemas produtivos diversificados com ênfase na caprinovinocultura, apicultura, cultivos energéticos e outras matérias primas industriais, bovinocultura leiteira e, principalmente, nos plantios de espécies alimentares.

Presente à reunião, no Ministério da Integração Nacional, o chefe geral da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo, explicou que uma forte ação governamental nas áreas rurais mais secas do Nordeste é fundamental para a erradicação da miséria no país. A região abriga mais da metade das pessoas (52%) que vivem abaixo da linha de pobreza no Brasil. A maioria, 72%, está na zona rural.

“Essa concentração de pobres no interior faz do semiárido um foco importante nas políticas em elaboração no ministério para melhorar os índices de desenvolvimento humano da região”, afirma Natoniel. No sertão do Nordeste predominam sistemas agrícolas de base familiar de baixa eficiência de produção que contribuem para uma contínua e crescente degradação dos seus recursos naturais. Estudos da Embrapa apontam que processos dessa natureza já atingiram cerca de 20 milhões de hectares.

Na proposta da Embrapa, se prevê a introdução em 500 municípios onde os índices de pobreza são mais acentuados, de inovações constituídas por técnicas de aproveitamento de água de chuva e por cultivos tolerantes à seca para a produção de alimentos e forragens, além da promoção de eventos de capacitação e difusão para técnicos e produtores, vinculada a estruturação de Núcleos de Formação e Especialização Rural nos Territórios da Cidadania, com grade curricular contextualizada.

Na sua execução, é previsto a integração das equipes do ministério e da Embrapa com a rede regional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), além das secretarias municipais de agricultura e desenvolvimento rural e organizações não governamentais.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas