Em Manaus, Clinton apoia Brasil no Conselho de Segurança da ONU

O ex-presidente americano Bill Clinton, em visita a Manaus, disse, neste sábado (26), apoiar que o Brasil tenha participação fixa no Conselho de Segurança das Nações Unidas. “Apoio um assento permanente no Conselho de Segurança para o Brasil”, disse, acrescentando que Índia e Japão também deveriam ter lugar no grupo.

Ainda no último dia 19, o atual líder americano, Barack Obama, havia manifestado “apreço à aspiração” brasileira de ser membro permanente. O Conselho de Segurança é formado por China, França, Rússia, Reino Unido e EUA, além de dez outras nações que participam temporariamente e se alternam a cada dois anos. O Brasil é uma delas, e fica até o final de 2011.

Bill Clinton fala a empresários em fórum de sustentabilidade em Manaus. (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Clinton veio ao Brasil para participar do Fórum Mundial de Sustentabilidade, um encontro de empresários para discutir temas ambientais. Ele ainda deve dar outra palestra numa universidade local, também neste sábado.

Em sua apresentação, o ex-presidente destacou o papel do Brasil como importante ator global no campo da sustentabilidade, elogiando a redução do desmatamento da Amazônia e o uso massivo do etanol, um combustível renovável. “Não imagino como podemos ter um planeta sustentável no século XXI sem o Brasil nos mostrar o caminho”, discursou.

Clinton deu exemplos de formas alternativas de geração de energia, como o aproveitamento do lixo das cidades como combustível. Sugeriu que junto com as plataformas do pré-sal o Brasil instale geradores para aproveitar as correntes de vento marítimas. “Se há perfuração em alto mar, por que não ter também turbinas eólicas, já que vão ter algo lá fora mesmo?”, indagou.

O político ainda instou o Brasil a conduzir as duas economias mais poluentes do planeta – EUA e China – a se tornarem mais sustentáveis. “São seus dois maiores parceiros comerciais”, observou.

Schwarzenegger

O Fórum Mundial de Sustentabilidade teve anteriormente a participação do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Na quinta-feira (24), ele defendeu em Manaus que a ideia de se preocupar com o meio ambiente seja tornada mais “sexy”.

Segundo ele, a “filosofia Al Gore” de fazer as pessoas se sentirem mal por “andarem num carro grande, usarem uma hidromassagem ou assistirem a uma TV grande de LCD”, gastando muita energia, não traz resultado. O que funciona, disse, é “tornar sexy a ideia de ser verde”. “Temos que apaixonar as pessoas” pelo tema, defendeu.

Schwarzenegger ainda disse que os Estados Unidos erram ao dar subsídio para a produção do etanol americano a partir do milho, ao mesmo tempo em que taxam o combustível de cana-de-açúcar do Brasil, o que inviabiliza a importação do produto.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas