Propaganda no rádio, é hora de debater com a maioria do povo

Nesta terça-feira, 21 de agosto, o horário eleitoral gratuito. É a fase mais importante da campanha, pelo menos das eleições para as Prefeituras, pois é quando os candidatos falam ao grande público e buscam conquistar a opinião da maioria do eleitorado. Não falarão para um setor específico, mas para o conjunto da população.
 
É falso que o povo “está farto de política” e não se interessa pelas eleições. Seu engajamento na campanha não obedece, por óbvio, ao mesmo ritmo dos candidatos e quadros partidários. Mas é real e se tornará pleno na medida em que o apelo da disputa tiver força. Não só o povo não tende ao absenteísmo, como, pelo contrário, eleva paulatinamente sua consciência política e se torna cada vez mais exigente em relação aos candidatos e partidos.

A campanha no rádio e na TV é um momento importante de interação entre os candidatos e o povo, pois é o momento do debate aberto de ideias, programas e planos de governo.

É o momento ideal para os comunistas mostrarmos a que viemos. O Partido Comunista do Brasil tem um programa político com propostas inovadoras, atuais e adequadas à situação de nossa realidade municipal.

Temos objetivos grandiosos a cumprir, responsabilidade histórica e compromisso com as aspirações e lutas dos trabalhadores, da população lagoagrandense e com os interesses municipais.

O partido concentra seus esforços na mobilização e união do povo em torno do governo da prefeita Rose Garziera para avançar na conquista do desenvolvimento municipal com justiça e progresso social, distribuição de renda e valorização do trabalho, objetivos que serão concretizados no marco de uma luta de maior envergadura por reformas estruturais democráticas.

As eleições municipais deste ano são um importante elo nesta batalha. A propaganda dos nossos candidatos deve ter isso bem presente. Com criatividade, plasticidade e ligação com os problemas locais, os objetivos da luta da população na atual etapa histórica devem estar sempre em nossa perspectiva.

A campanha eleitoral é um momento adequado para apresentar essas conquistas. Elas são importante trunfo na campanha eleitoral.

Os candidatos da nossa coalizão e especialmente os comunistas devem mostrar os esforços que têm sido feitos pela democratização, o combate à miséria, pela justiça social e por mudanças econômicas e sociais, assim como a projeção municipal tendo como eixo a defesa a integração regional.

Na propaganda eleitoral no rádio, os comunistas devem mostrar que os êxitos nacionais não estão desvinculados da ação política e administrativa do poder local – dos prefeitos e vereadores, que são os responsáveis pela capilarização das políticas públicas e pela justa aplicação dos recursos arrecadados da população sob a forma de impostos. O poder local é um elo importante da participação democrática e é o primeiro ente político a interagir com o povo na busca de solução para os seus problemas.

Vamos nos dirigir à população através do rádio para pedir o voto a uma liderança, uma legenda partidária, uma coalizão de forças. Mas isto não é tudo. O voto será a consequência e a expressão de confiança entre o eleitor, o candidato e o partido em função da clareza das propostas e da justeza das ideias defendidas. A campanha eleitoral no rádio apresenta o desafio de popularizar o nome do candidato, mostrar suas qualidades como liderança política e administrativa, e acima de tudo, sua identidade com ideias políticas transformadoras, o que se traduz por um programa político coerentemente formulado e um plano de metas factível.

É necessário priorizar o debate de propostas concretas de políticas públicas ligadas às necessidades prementes da população, à realidade dos municípios, propostas exequíveis e inteiramente diferenciadas dos apelos demagógicos e ideias mirabolantes.

É imperioso mobilizar o povo evidenciando a ligação orgânica e intrínseca das políticas públicas em nível municipal com o Projeto Nacional de Desenvolvimento defendido pelo Partido, as ideias que se encontram no núcleo do programa partidário aprovado em congresso.

A campanha eleitoral municipal é um importante momento para levar adiante a luta pela universalização de direitos econômicos e sociais, pela humanização das cidades, pela reforma urbana, que tem tudo a ver com o conjunto das reformas estruturais democráticas que constituem a plataforma do Partido para esta etapa.

As propostas a serem apresentadas na propaganda eleitoral no rádio devem basear-se em diagnósticos bem feitos dos graves problemas urbanos, problemas que a sofrida população enfrenta em seu cotidiano. O programa eleitoral e o plano de governo adquirem sentido quando dão respostas corretas às demandas da população.

O candidato deve ser concreto na proposição de medidas sobre o trânsito, os transportes públicos, as obras de infraestrutura, a habitação, o meio ambiente, a educação, a saúde, a segurança, a cultura, o esporte, o lazer. E levar sempre em conta as enormes e variadas possibilidades que têm os municípios de fazer parcerias com o governo federal no desenvolvimento de projetos ligados à execução de políticas públicas.

Que cidade queremos para o presente e o futuro, como humanizá-las, é o desafio dos que se candidatam a prefeito. Este deve ser a liderança política e administrativa capaz de levar adiante realizações à altura da luta por avanços civilizacionais no século 21.

Debater as cidades é debater o Brasil e vice-versa. A reforma urbana e a humanização das cidades fazem parte de uma luta maior, por transformações políticas e sociais de fundo. Por isso, a campanha eleitoral é também o momento mais propício à divulgação para o grande público dos elementos de identidade do Partido – seu programa geral, sua sigla, seu símbolo, sua bandeira vermelha, elementos que há 90 anos imprimem a marca da presença comunista na vida nacional. 

Adaptado por Carlos Silva, do texto escrito por  J. R. Carvalho, Secretário Nacional de Comunicação do PCdoB.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas