Nesta
terça-feira, 21 de agosto, o horário eleitoral gratuito. É a fase
mais importante da campanha, pelo menos das eleições para as
Prefeituras, pois é quando os candidatos falam ao grande público e
buscam conquistar a opinião da maioria do eleitorado. Não falarão
para um setor específico, mas para o conjunto da população.
É
falso que o povo “está farto de política” e não se
interessa pelas eleições. Seu engajamento na campanha não obedece,
por óbvio, ao mesmo ritmo dos candidatos e quadros partidários. Mas
é real e se tornará pleno na medida em que o apelo da disputa tiver
força. Não só o povo não tende ao absenteísmo, como, pelo
contrário, eleva paulatinamente sua consciência política e se
torna cada vez mais exigente em relação aos candidatos e partidos.
A
campanha no rádio e na TV é um momento importante de interação
entre os candidatos e o povo, pois é o momento do
debate aberto de ideias, programas e planos de
governo.
É
o momento ideal para os comunistas mostrarmos a que viemos. O Partido
Comunista do Brasil tem um programa político com propostas
inovadoras, atuais e adequadas à situação de nossa realidade
municipal.
Temos
objetivos grandiosos a cumprir, responsabilidade histórica e
compromisso com as aspirações e lutas dos trabalhadores, da
população lagoagrandense e com os interesses municipais.
O
partido concentra seus esforços na mobilização e união do povo em
torno do governo da prefeita Rose Garziera para avançar na conquista
do desenvolvimento municipal com justiça e progresso social,
distribuição de renda e valorização do trabalho, objetivos que
serão concretizados no marco de uma luta de maior envergadura por
reformas estruturais democráticas.
As
eleições municipais deste ano são um importante elo nesta batalha.
A propaganda dos nossos candidatos deve ter isso bem presente. Com
criatividade, plasticidade e ligação com os problemas locais, os
objetivos da luta da população na atual etapa histórica devem
estar sempre em nossa perspectiva.
A
campanha eleitoral é um momento adequado para apresentar essas
conquistas. Elas são importante trunfo na campanha eleitoral.
Os
candidatos da nossa coalizão e especialmente os comunistas devem
mostrar os esforços que têm sido feitos pela democratização, o
combate à miséria, pela justiça social e por
mudanças econômicas e sociais, assim como a projeção
municipal tendo como eixo a defesa a integração regional.
Na
propaganda eleitoral no rádio, os comunistas devem mostrar
que os êxitos nacionais não estão desvinculados da ação política
e administrativa do poder local – dos prefeitos e vereadores,
que são os responsáveis pela capilarização das políticas
públicas e pela justa aplicação dos recursos arrecadados da
população sob a forma de impostos. O poder
local é um elo importante da participação democrática e é
o primeiro ente político a interagir com o povo na busca de solução
para os seus problemas.
Vamos
nos dirigir à população através do rádio para pedir o voto a uma
liderança, uma legenda partidária, uma coalizão de forças. Mas
isto não é tudo. O voto será a consequência e a expressão de
confiança entre o eleitor, o candidato e o partido em função da
clareza das propostas e da justeza das ideias defendidas. A campanha
eleitoral no rádio apresenta o desafio de popularizar o nome do
candidato, mostrar suas qualidades como liderança política e
administrativa, e acima de tudo, sua identidade com ideias políticas
transformadoras, o que se traduz por um programa político
coerentemente formulado e um plano de metas factível.
É
necessário priorizar o debate de propostas concretas de políticas
públicas ligadas às necessidades prementes da população, à
realidade dos municípios, propostas exequíveis e inteiramente
diferenciadas dos apelos demagógicos e ideias mirabolantes.
É
imperioso mobilizar o povo evidenciando a ligação orgânica e
intrínseca das políticas públicas em nível municipal com o
Projeto Nacional de Desenvolvimento defendido pelo Partido, as ideias
que se encontram no núcleo do programa partidário aprovado em
congresso.
A
campanha eleitoral municipal é um importante momento para levar
adiante a luta pela universalização de direitos econômicos e
sociais, pela humanização das cidades, pela reforma urbana, que tem
tudo a ver com o conjunto das reformas estruturais democráticas que
constituem a plataforma do Partido para esta etapa.
As
propostas a serem apresentadas na propaganda eleitoral no rádio
devem basear-se em diagnósticos bem feitos dos graves problemas
urbanos, problemas que a sofrida população enfrenta em seu
cotidiano. O programa eleitoral e o plano de governo adquirem sentido
quando dão respostas corretas às demandas da população.
O
candidato deve ser concreto na proposição de medidas sobre o
trânsito, os transportes públicos, as obras de
infraestrutura, a habitação, o meio ambiente, a
educação, a saúde, a segurança, a cultura,
o esporte, o lazer. E levar sempre em conta as enormes
e variadas possibilidades que têm os municípios de fazer parcerias
com o governo federal no desenvolvimento de projetos ligados à
execução de políticas públicas.
Que
cidade queremos para o presente e o futuro, como humanizá-las, é o
desafio dos que se candidatam a prefeito. Este deve ser a liderança
política e administrativa capaz de levar adiante realizações à
altura da luta por avanços civilizacionais no século 21.
Debater
as cidades é debater o Brasil e vice-versa. A reforma urbana e a
humanização das cidades fazem parte de uma luta maior, por
transformações políticas e sociais de fundo. Por isso, a campanha
eleitoral é também o momento mais propício à divulgação para o
grande público dos elementos de identidade do Partido – seu
programa geral, sua sigla, seu símbolo, sua bandeira vermelha,
elementos que há 90 anos imprimem a marca da presença comunista na
vida nacional.
Adaptado por Carlos Silva, do texto escrito por J.
R. Carvalho, Secretário
Nacional de Comunicação do PCdoB.
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