Morre Ulises Estrada, amigo de Che Guevara

O cubano Ulises Estrada, intimamente ligado ao revolucionário argentino-cubano Ernesto Che Guevara e à guerrilheira alemã Tania, morreu no domingo em Havana aos 79 anos, informou nesta terça-feira o jornal oficial Granma. "No último domingo, morreu nesta capital o combatente Ulises Estrada", indicou o jornal, acrescentando que o funeral "foi realizado ontem (segunda-feira) no panteão do Ministério do Interior, no Cemitério Colón, onde recebeu uma homenagem póstuma".

O jornal não menciona a causa da morte.

Estrada ocupou vários cargos no Ministério do Interior cubano, no qual cumpriu "tarefas sensíveis" relacionadas com os movimentos de guerrilha na América Latina na década de 1960, de acordo com sua biografia oficial.

"Colaborou com o comandante Ernesto Che Guevara em sua façanha internacionalista no Congo, e na luta de libertação nacional na Guiné-Bissau, juntamente com Amílcar Cabral", lembrou Granma.

Ele também foi o preparador da Tamara Bunke (1937-1967), a lendária "Tania" única mulher na guerrilha de Che na Bolívia, com a qual manteve uma relação amorosa, como revelado anos mais tarde, em dois livros dedicados a ele.

Em 1975, foi nomeado secretário do Departamento da América do Partido Comunista (CCP), liderado por Manuel Piñeiro (1933-1998), encarregado das relações de Cuba com a esquerda regional e os movimentos de guerrilha.

Foi embaixador de Cuba em Jamaica, Iêmen, Argélia e Mauritânia, e jornalista do Granma, do Habanero e de outros jornais.

Nos últimos anos, atuou como diretor da revista Tricontinental, da Organização de Solidariedade dos Povos da Ásia, África e América Latina.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas