"O Congresso fortalece o Partido para luta política", diz Iliescu

Daniel Iliescu, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), avaliou que o 13º Congresso do PCdoB fortaleceu a legenda para o embate que se formará no cenário político de 2014, ano de eleições presidencial, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Daniel Iliescu durante o 13º Congresso do PCdoB / Foto: Clécio Almeida
“Estou muito feliz em participar do Congresso do Partido. A gente percebe que foi um congresso de um partido real, com as nossas vicissitudes, virtudes, um congresso que fortalece o Partido para uma orientação política mais clara para renovar um impulso para um ciclo de desenvolvimento avançado, progressista, democrático e soberano para o Brasil”, declarou Iliescu.

Daniel destacou as manifestações de junho como principal elemento da política neste ano e que apontam para uma eleição bastante disputada no próximo ano, com expectativa de um aumento da participação popular no pleito. Ele avalia que a força das manifestações de junho altera sensivelmente a conjuntura política do país e que colocou em pauta assuntos importantes como a questão do financiamento da Educação a partir dos royalties do pré-sal. 

“Foi muito importante para preparar as fileiras partidárias para os embates do ano que vem. Esse ano foi muito especial para a política brasileira, muito caracterizado pela força das ruas, do movimento social e da juventude, mas também de uma participação inconcebível até pouco tempo atrás. Não devem ser absolutizadas, mas jamais devem ser subestimadas. Foi o elemento mais importante da política neste ano e elas apontam para o ano que vem em que aumenta a participação popular, em que as ruas têm um peso diferenciado com pautas muito avançadas, como os royalties para a Educação, que é uma luta de tanto tempo do movimento estudantil e de outros setores do movimento social, que se valeram desse ambiente de mobilização para conseguir uma vitória concreta, para conseguir aprovar [as propostas]”, declarou.

O ex-presidente da UNE lembrou que o Congresso contribuiu para debater e lapidar a opinião do partido sobre os assuntos relevantes para o país.

“É um quadro onde existe um avanço das consciências críticas do nosso país, mas que convivem com uma despolitização promovida por essa mídia hegemônica e conservadora. Então é um cenário muito desafiador, muito complexo e nada como um Congresso do Partido que consegue revolver opiniões tão importantes para coesionar o nosso projeto. Polêmicas que vimos ao longo do processo do Congresso como a questão do petróleo, do leilão de Libra, de questões que precisam ser legitimamente lapidadas pelo debate coletivo, pela inteligência partidária, que vão unificar o nosso Partido para tocar as lutas para o ano que vem”, completou.

Atualmente, Daniel Iliescu integra a União da Juventude Socialista (UJS), no Rio de Janeiro, e lembrou com carinho da entidade à qual ficou à frente entre 2011 e 2013: “A gente sai da UNE, mas essa luta política, essa perspectiva militante acompanha a gente pela vida inteira. Então estamos lá tocando a gloriosa UJS que, aliás, só fui parar na UNE por conta da militância na UJS, então, é até uma forma de retribuir um pouco”.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas