Visão de futuro sobre a cidade

Luciano Siqueira *

Fez parte do receituário neoliberal, sobretudo na chamada era FHC, a subestimação do planejamento como instrumento de gestão pública. De cima a baixo, do governo federal aos estaduais e municipais, desmontaram-se os organismos de planejamento, delegando-se à iniciativa privada (empresas de consultoria e afins) o trabalho de formatar projetos – estes, em geral, de natureza pontual, sem uma visão estratégica de futuro

Os efeitos disso sobre nossas cidades são severos. Sobretudo porque com a chamada explosão urbana, que em cinco décadas inverteu a relação entre rural/urbano na distribuição espacial de nossa população, tendo como ingrediente a ocupação desornada do território de nossas cidades, objetivamente cresceu a necessidade de enfrentar os problemas imediatos à luz de uma estratégia de desenvolvimento de médio e longo prazos.
Hoje, tempo de mudanças e de retomada do crescimento econômico com significativa inclusão social, renascem as esperanças de uma vida melhor em camadas cada vez mais extensas da sociedade, produzindo inclusive manifestações expressivas de exercício da consciência cidadã. As pessoas voltam a acreditar na possibilidade de uma cidade mais humana.
Na última terça-feira tivemos um exemplo emblemático disso na capital pernambucana. O Observatório do Recife, que congrega um amplo conjunto de instituições de diversas naturezas, com a chancela da Revista Algomais, entregou ao prefeito Geraldo Julio o projeto “O Recife que precisamos”. Fruto da ausculta de muitos especialistas e do debate junto a segmentos organizados da sociedade, será um dos elementos balizadores de documento a ser construído pela Prefeitura em articulação social ampla, destinado a projetar a cidade até 2037, quando completará 500 anos.
O fato contém três elementos que devem ser ressaltados. Um: a manufestação cosnciente de uma parcela da chamada sociedade civil, que toma em suas mãos a tarefa de oferecer respostas aos problemas cruciais da cidade, a partir de uma visão que mescla o imediato e o estratégico. Sinal de que se renova a confiança de que o poder público local retoma as rédeas da vida no espaço urbano e que pode fazê-lo em favor de uma cidade fisicamente organizada, economicamente progressista e social e ambientalmente sustentável.
Dois: a permeabilidade do atual governo local à contribuição da sociedade. Nesse caso, a decisão, ontem reafirmada pelo prefeito, de pensar a cidade em intima colaboração com organizações populares e democráticas e instituições parceiras.
Três: a revalorização do planejamento. O documento entregue ao prefeito Geraldo Julio se pauta por cinco eixos: Controle Urbano; Planejamento de Longo Prazo; Fluidez da Mobilidade Urbana; Recuperação do Centro do Recife e Revitalização do Rio Capibaribe. Temas que, inclusive, também dizem respeito ao cerne do Programa que a Frente Popular construiu durante a campanha eleitoral e que orienta a prática do novo governo.

* Médico, vice-prefeito do Recife, membro do Comitê Central do PCdoB

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas