Eleitores de Pão com Ovo fazem protesto em Primavera e fecham a BR-101

Eleitores de Pão com Ovo fazem protesto em Primavera e fecham a BR-101

Eleitores do prefeito Rômulo César Peixoto, conhecido com Pão com Ovo (PRTB), eleito em outubro para comandar a cidade de Primavera, na Mata Sul do Estado, realizam um protesto, no início da manhã desta sexta-feira (25), e fecham a BR-101 nos dois sentidos. O grupo, de aproximadamente 500 pessoas, está revoltado com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de impugnar a eleição de Pão com Ovo e determinar que o segundo colocado no pleito, o Galego do Gás (PR), assumisse a prefeitura. Segundo informações de policiais rodoviários, o engarrafamento na área chega a dez quilômetros.

Os manifestantes utilizam pneus queimados para fechar a rodovia. A interdição começou às 5h. "O que aconteceu na eleição de Primavera é um absurdo. A vontade do povo nas urnas não está sendo respeitada. Pão com Ovo teve 50,46% dos votos válidos, ganhou do segundo colocado por uma diferença de 640 votos. Já que houve esse problema, o certo é convocar novas eleições, não impor à cidade que o candidato derrotado nas urnas assuma o cargo", esbravejou João Manoel Pontual, um dos manifestantes.

O clima em Primavera é tenso desde que o desembargador do TRE Roberto Morais determinou, em decisão liminar tomada na última segunda-feira, que o segundo colocado deveria ser nomeado prefeito. Pão com Ovo foi enquadrado como “ficha suja”. Segundo colocado na eleição de outubro, o ex-prefeito Galego do Gás (PR) tomou posse em uma Câmara de Municipal praticamente vazia. Apenas quatro vereadores que o apoiam apareceram. O maior contingente era de policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), chamados para conter os ânimos da militância que tomava conta da principal avenida da cidade.

Na terça-feira (22), a energia foi cortada em todo o município. Pão com Ovo já estava trabalhando na prefeitura quando foi surpreendido com chegada de Adeíldo Gouveia da Silva, Galego do Gás. De posse de uma decisão de Márcio Araújo dos Santos, juiz da 31ª Zona Eleitoral, Galego tomou posse na Câmara de Vereadores e rumou para prefeitura, disposto a sentar na cadeira do rival.

A vice de Pão com Ovo, Tânia Barros, sustenta que a posse é ilegal, uma vez que, pela Lei Orgânica Municipal, ela somente pode ser concedida pelo presidente da Câmara de Vereadores, que estava ausente da cidade em virtude do recesso parlamentar. “Isso foi uma manobra para querer nos tirar da prefeitura antes desse processo terminar. Vamos recorrer da decisão quantas vezes for possível”, assegurou Tânia, que é advogada. Os militantes que apoiam Pão com Ovo querem uma nova eleição, porque entendem que, seja quem for o escolhido dele para disputar – foi eleito com 50,46% dos votos válidos – sairá vencedor.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas