João da Costa evita polêmica e prega a unidade do PT

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Diferente do chute para fora que deu nesta quinta-feira (22) à noite, durante a inauguração da 32ª Academia da Cidade, em Cajueiro - quando chutou a gol no campinho de concreto ocupado pela criançada -, a viagem do prefeito João da Costa (PT) à China foi um gol de placa, pelo menos no que diz respeito à busca de entendimento no seu partido. Durante os 15 dias que esteve no país asiático, o gestor exercitou a paciência, tanto que voltou com um discurso de paz e unificação do PT.

“A tarefa agora é fazer um balanço da experiência do PT nesses 12 anos no Recife, fazer uma avaliação consistente, amadurecida do processo eleitoral no Estado como um todo. E pensar nos desafios. Se o PT quer ser protagonista dentro da Frente Popular, que é o campo político que a gente atua, tem que formular novos desafios, novas propostas. E conversar muito. Vamos ter tempo para isso, sem afobação ou sem pressa”, ponderou João da Costa.

O prefeito negou que estivesse preocupado com os 22 mil novos filiados que ficarão sem direito a voto no Processo de Eleição Direta (PED) do PT, depois que a Executiva municipal perdeu o prazo para homologação dos pedidos, fato que classificou como uma questão “menor”. Nos bastidores, comenta-se que ele poderia ser o maior prejudicado, já que foi por suas mãos que chegaram a maioria dos novos filiados.

“Temos uma tarefa que é muito maior do que essa, de ficar aprovando filiações. Participei de um processo de prévia antes, as pessoas achavam que eu ia perder. E eu ganhei com os filiados que já existem hoje, né? Então, a questão não é a gente prever se o número de filiados de A ou de B vai determinar o que vai acontecer daqui há um ano, quando tiver o PED. Daqui para lá é outra conjuntura”.

Pelo sim e pelo não, menos de 24 horas após o retorno do prefeito, o vice-presidente do PT Recife, Suetônio Gonçalves, convocou uma reunião da Executiva para amanhã (24), com o objetivo de abonar as filiações - que ainda assim aguardam decisão da nacional - e a participação ou não na gestão Geraldo Julio (PSB).

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas