Governo define gestor escolar

O processo de eleição para diretores de escolas da rede estadual passará por mudanças este ano. A partir de agora, a escolha do dirigente se dará por meio de uma lista tríplice, eleita pela comunidade escolar, e encaminhada para avaliação do governador Eduardo Campos, que terá a decisão final de quem ocupará o cargo. Ao anunciar, segunda (14), as novas regras, o secretário de Educação, Anderson Gomes, afirmou que existe o compromisso do governador em nomear o candidato mais votado da lista. “Quando isso não acontecer, será uma exceção. E haverá uma explicação para isso. Até agora, em todas as escolhas de dirigentes para outras áreas, como a da Saúde, feitas por lista tríplice, o mais votado foi sempre confirmado no cargo”, justificou o secretário. Outra importante alteração é o investimento na qualificação em gestão escolar dos futuros diretores. Todos os professores interessados em disputar o pleito terão que participar de um curso de formação. Só poderão concorrer à vaga os candidatos que forem aprovados nesse processo.

Os professores interessados devem se inscrever no curso a partir de desta terça (15), por meio do site da Secretaria de Educação. O prazo segue até o dia 20 de junho. A exigência vale também para quem for ocupar o cargo de diretor-adjunto. Serão disponibilizadas 11.235 vagas para o aperfeiçoamento em gestão escolar. As aulas serão ministradas nos fins de semana pela Universidade de Pernambuco (UPE). Com o certificado na mão, os candidatos passarão para a segunda etapa: a consulta junto à comunidade escolar para eleger os três nomes que participarão da lista. Poderão votar para a escolha do diretor os professores efetivos, os estudantes matriculados (a partir dos 14 anos), um responsável pelo aluno e os funcionários da escola. A eleição acontecerá simultaneamente em todas as unidades, dia 9 de dezembro.

Com a lista tríplice na mão, o governador publicará no dia 18 de dezembro no Diário Oficial os nomes escolhidos para ocupar o cargo de direção. “Esse é o mesmo processo que acontece na escolha de reitor das universidades públicas. Não vejo nenhum tipo de retrocesso nessa metodologia. Pelo contrário, estamos ampliando o acesso a todos os professores que se interessem em concorrer à vaga e garantindo uma formação mais qualificada para esses novos gestores”, avalia o secretário de Educação.

Estudantes da rede estadual reafirmaram a importância de participar da escolha de quem vai dirigir a escola. “Somos os interessados diretos nesse processo. É muito importante sermos ouvidos”, afirma Valter José de Souza Júnior, 15 anos, aluno da Escola Joaquim Távora, no bairro da Madalena. Sobre a formação de uma lista tríplice, ele acredita que o mais votado será respeitado na hora da nomeação. “Se a gente votou nele é porque entendemos que é a melhor indicação”, opinou o estudante.

Os nomeados terão um prazo de três dias (de 19 a 21 de dezembro) para se matricular no curso de especialização ou mestrado que será oferecido pela UPE. “Quem não estiver matriculado em um dos dois cursos não poderá tomar posse no dia 2 de janeiro de 2013”, afirma a secretária-executiva de Gestão de Rede, Margareth Zaponi. Ela destaca que a mudança mais importante nesse processo é o forte investimento na qualificação do novo gestor. “As mudanças na escola exigem um perfil mais preparado, voltado para vencer o desafio de fazer o aluno realmente aprender. Vamos buscar o aperfeiçoamento em cima de um padrão de competência com forte ênfase na parte pedagógica”, ressaltou.

A última eleição para diretor foi realizada em 2005. A escolha este ano envolverá todas as 1.101 escolas da rede. Estão aptos a se candidatar cerca de 26 mil professores efetivos do quadro. A quantidade de vagas disponibilizadas para participar do curso de formação, e com isso se credenciar para o cargo, será definida de acordo com o tamanho da escola, segundo a Secretaria de Educação.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Retrocesso!!!!!!!!!!!!!!
    Esse governador está caminhando pra tás ou crescendo pra baixo como rabo de cavalo.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas