Internet grátis será testada e é prioridade do governo, diz ministro das Comunicações

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta terça-feira (14), durante a abertura do seminário "Políticas de (Tele)comunicações", em Brasília, que a internet grátis será testada em março e é uma das prioridades do governo para 2012. A ideia é que as empresas de serviços e bancos, por exemplo, paguem pela conexão do consumidor.

De acordo com o ministro, é algo que não demanda investimento, já que as empresas já possuem suas conexões, e que deve atrari o cliente.


- Nós queremos ver se isso funciona, mas é algo que eu acho perfeitamente possível. Por exemplo, os bancos gostam que o cliente não vá à agência e entre pela internet. Me parece razoável e justo, então, que tenham um serviço de pagar a tarifa da internet do cliente. É como comprar um livro na internet também. O site diz que se eu comprar mais de um me paga o correio. Se paga o correio, por que não pagar a conexão da internet que é 15 ou 20 minutos?


Segundo o ministro, os testes serão feitos na comunidade do Varjão, cidade próxima a Brasília e com oito mil pessoas. Se funcionar bem, o ministério vai começar a difundir a ideia entre as empresas.


- Nossa ideia é desonerar o consumidor, que pode deixar de usar o plano dele que tem limite de pacote de dados, ou mesmo se ele não tem plano nenhum. E isso também é uma boa alternativa de atendimento com diminuição de custo para as empresas.


Paulo Bernardo explicou que a diferença seria, por exemplo, o que a pessoa digitaria no campo do site que vai entrar. No lugar de ".com.br", colocaria "0800.br", por exemplo, e seria como um pedido de conexão a cobrar que a empresa receberia.


Licitações


O ministro disse ainda que até abril o governo pretende lançar a licitação para implantação do celular 4G. Segundo Paulo Bernardo, até a Copa do Mundo de 2012 a expectativa é implementar a tecnologia em cidades com mais de 500 mil habitantes.


Também no primeiro semestre será feito o leilão para levar a internet e telefonia na área rural. Nos próximos meses serão feitos testes de funcionamento da rede e dos equipamentos no Paraná.


Desoneração


Outra prioridade do governo na área de comunicações é a desoneração das redes de telecomunicações, que deve sair em março como medida provisória.


A medida foi prometida no segundo semestre do ano passado e a demora, segundo o ministro, se deu por dificuldades encontradas pelo Ministério da Fazenda no orçamento.


- Não tem dificuldade do mérito, todos concordam com a medida. Esbarramos no problema da compensação dos tributos dos quais vamos abrir mão.


A desoneração valerá para equipamentos e construção civil. Cálculos preliminares do governo indicam que deixarão de ser arrecadados R$ 6 bilhões ao longo de cinco anos.


Segundo Bernardo, a medida passará a valer de fato a partir de julho, porque levará um tempo até as empresas encaminharem seus projetos e receberem a anuência do Ministério da Fazenda.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas