Prefeito de Afrânio admite erro e ineficiência da equipe de governo na elaboração do relatório

Durante entrevista ao Programa Nossa Voz do dia (24), o prefeito de Afrânio Carlos Cavalcante admitiu erro de sua equipe de governo na elaboração do relatório de prestações de contas exercício 2009, reprovado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O parecer do procurador Gustavo Massa foi divulgado na última terça-feira (17), no site do órgão.

“Nos tínhamos uma equipe da contabilidade que vinha da gestão anterior e agora foi necessária uma mudança. Faltou a apresentação de documentos necessários no relatório. Montamos outra equipe do setor e estamos preparando a defesa”, argumentou.

O Tribunal de Contas de Pernambuco recomenda à reprovação da Câmara de Vereadores de Afrânio por encontrar divergências no Relatório Resumido de Execução Orçamentária, no Relatório de Gestão Fiscal e nos registros da Dívida Consolidada; não aplicação do mínimo constitucional na área de educação (25% da receita corrente líquida); descumprimento da aplicação mínima do Fundeb na remuneração dos profissionais do magistério (60% da Receita do Fundeb); ausência de documentos e informações obrigatórios na prestação de contas e aplicação indevida dos recursos do Fundeb. “Estou tranquilo. Cabe recurso e eu estou preparando toda a documentação. Nós temos um prazo de 15 dias e o nosso departamento jurídico está tomando toda a providência”, disse o líder do executivo.

Cavalcante disse ainda que também irá recorrer a multa aplicada pelo conselheiro Carlos Porto, no valor de R$ 10 mil. “Ainda não pagamos e vamos recorrer”, avisou.

Determinações

Porto também indicou uma série de determinações. Entre elas, a realização da Prestação de Contas Anual com toda a documentação e informações previstas na Resolução do Tribunal; dotação do Órgão Central do Sistema de Controle Interno de quadro de pessoal necessário para o seu funcionamento; estruturação dos serviços de protocolo central e elaboração normal que regulamente o seu funcionamento.

Além disso, ordenou que Carlos Cavalcanti aplique os recursos destinados às ações e serviços públicos de saúde por meio do Fundo Municipal de Saúde, constituído para esse fim; atualize o Código Tributário Municipal e instrua adequadamente as prestações de contas de empresas prestadoras de serviços artísticos e eventos festivos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas