Entenda os custos astronômicos da guerra do Iraque

Os custos do conflito no Iraque, que culminaram com a invasão do país e a deposição do ditador Saddam Hussein, foram astronômicos. Milhares de civis iraquianos foram mortos, assim como milhares de soldados da coalizão, em mais de oito anos de uma guerra que consumiu bilhões de dólares.

O custo humano

Desde a invasão americana do país, em março de 2003, ao menos 126 mil civis iraquianos morreram devido ao conflito, segundo Neta Crawford, professora da Universidade de Boston. Somam-se a este número 20 mil soldados e policiais iraquianos e mais de 19 mil insurgentes.


Segundo a organização britânica IraqBodyCount.org, as perdas civis são contabilizadas entre 104.035 e 113.680 desde 2003.

Do lado da coalizão, os Estados Unidos perderam 4.484 soldados, 3.500 em combate. Cerca de 32 mil militares ficaram feridos, de acordo com os números do Pentágono. O Reino Unido perdeu 179 soldados. Também faleceram outros 139 militares de outras nacionalidades.

Cerca de 1,75 milhão de iraquianos estão refugiados em países vizinhos ou foram forçados a se deslocar dentro de seu próprio país, segundo a ONU.

Soldado inspeciona tanque antes de comboio se retirar do território iraquiano (Foto: Martin Bureau/AFP)
Milhares de soldados mobilizados

No início da operação "Iraqi Freedom" ("Liberdade Iraquiana"), estavam mobilizados 150 mil soldados americanos no país e outros 120 mil apoiavam a operação a partir do exterior. Também participaram da invasão mais de 40 mil soldados britânicos.

O número de soldados foi caindo regularmente e se situou em 165 mil no fim de 2006, antes de Washington decidir enviar 30 mil homens de reforço para tentar frear a explosão de violência.

Em setembro de 2010, a operação chega ao seu fim, mas 50 mil soldados americanos permaneceram até agora no país para ajudar na formação do exército iraquiano.

O custo financeiro

O Pentágono destinou cerca de US$ 770 bilhões desde 2003 nas operações no Iraque. Soma-se a isso a parte indeterminada do orçamento do Pentágono que também serviu para financiar a guerra.

Além disso, é preciso contabilizar o custo da ajuda americana ao Iraque, de se ocupar dos feridos e dos veteranos.

Sobre os veteranos, os custos líquidos resultantes da operação iraquiana são dificilmente separáveis dos das operações no Afeganistão. No total, somam cerca de 1,25 milhão de veteranos. De fato, as estatísticas publicadas pelo governo americano não fazem distinção entre os dois.

No fim de 2010, os Estados Unidos gastaram cerca de 32 bilhões de dólares em assistência médica aos feridos e em aposentadorias por invalidez, que para os veteranos são vitalícias.
Os custos futuros são exponenciais. Linda Bilmes, professora da Universidade de Harvard, acredita que os custos médicos e de aposentadorias entre agora e 2055 para os veteranos serão de 346 a 469 bilhões de dólares.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas