Um debate para sair fumaça

O escritor Fernando Morais participou de um debate quente com os jornalistas Samarone Lima e Leandro Narloch, ontem, na Fliporto. O autor está iniciando a pesquisa para escrever um livro sobre o presidente Lula, possivelmente explorando os detalhes das duas gestões que ficaram longe das câmeras e dos microfones, como fez o cineasta João Moreira Salles no longa-metragem Entreatos, ao retratar em filme a campanha vitoriosa do petista em 2002.

Autor de Os últimos soldados da guerra fria e A ilha, que tratam de Cuba, foi criticado pela plateia por fumar durante a palestra e revidou: "Ué, paro não. A Souza Cruz patrocina o evento". No ápice da discussão entre os escritores, Fernando Morais chegou a afirmar que "a Revista Veja se transformou num esgoto jornalístico", em uma clara provocação a Narloch. Em outro momento, ele pegou uma reportagem do Jornal do Commercio em que Narloch afirma que seu próximo livro terá um capítulo dedicado a elogiar o capitalismo, e debochou: "Não sei em que país você vive", sugerindo que o jornalista fosse andar pelas ruas de São Paulo para conhecer a realidade. "Quem não é socialista aos 20 não tem coração. Quem permanece aos 40 não tem cérebro", respondeu Leandro, que recebeu uma vaia da plateia ao citar Nelson Rodrigues.

Samarone Lima foi bastante elogiado por seu posicionamento em relação a Cuba. "Fico triste quando se fala da liberdade como uma coisa en passant, para mim, é a coisa mais importante do ser humano. No meu livro, mudei os nomes de todas as pessoas com quem eu conversei, porque o grau de repressão é muito grande, eu vi isso lá. Você não sofre uma detenção provisória, são 20 anos de cadeia, com solitárias, com torturas." Ele lança a segunda edição de Viagem ao Crepúsculo no próximo dia 25, no Ateliê Santo Lima, a partir das 19h. O texto ganhou mais um capítulo em que o escritor atualiza a situação dos principais personagens e um ensaio do fotógrafo Beto Figueiroa.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas