PCdoB-PE unido em defesa do Partido e por um projeto ousado

Quando um partido comunista, contemporâneo e revolucionário como o nosso, se afirma e cresce, isso não passa despercebido”, avaliou o presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, na primeira reunião plenária realizada pela direção eleita para dirigir o Partido em Pernambuco no biênio 2011/2013.

"A ofensiva contra o nosso Partido é um ataque ao governo Dilma. E a tática utilizada é derrubar ministros com denúncias veiculadas repetidamente pela mídia. No caso de nosso companheiro Orlando Silva, respondemos com a firmeza, a unidade e a clareza que temos de que essas denúncias não têm qualquer fundamento e que tudo não passa de uma tentativa de rebaixar o nosso Partido, que tem um patrimônio de 90 anos”, completou Alanir.

Além da defesa do PCdoB, que mereceu a aprovação por unanimidade de uma moção de solidariedade ao ex-ministro dos Esportes (veja nota abaixo), os dirigentes comunistas debateram os efeitos da crise econômica, o cenário político e as tarefas partidárias rumo às eleições de 2012. Ao final, também elegeram a nova Comissão Política Estadual, composta por 21 membros.

Na condição de presidente nacional do PCdoB em exercício, a deputada federal Luciana Santos deu as boas vindas aos camaradas eleitos para o Comitê Estadual, destacando a importância da participação nessa instância deliberativa, particularmente agora em que o Partido pretende apresentar um ousado projeto eleitoral, nacionalmente e em âmbito estadual. “Precisamos estar bem afinados para esse desafio”, alertou.

Na opinião da deputada, fora do período da ditadura, em que muitos dos militantes do PCdoB tombaram, esse foi o maior ataque sofrido pelo Partido. “Acabamos de assistir ao inconformismo das forças de direita que tentam desqualificar sistematicamente os êxitos alcançados a partir do governo Lula batendo o carimbo da corrupção”, disse Luciana, para em seguida chamar a atenção para o debate do marco regulatório da comunicação: “é preciso entender a dimensão do ataque que estamos sofrendo para buscar outro modelo de comunicação para o país. Salta aos olhos a necessidade de discutir a reforma dos meios de comunicação.”

Para o deputado estadual Luciano Siqueira, há sinais de que a campanha presidencial da direita já começou. “A Rede Globo escolheu Aécio Neves como o seu candidato. Se ele tropeçar, poderá ser substituído, mas a campanha tem um conteúdo essencial, que é reviver o udenismo, a UDN contra Juscelino Kubitschek. Eles não têm uma proposta alternativa aos rumos que o Brasil está trilhando, então criam um ambiente na sociedade destinado a levar o eleitor médio a considerar que com a esquerda não dá mais”, disse. Em relação à crise global que atualmente concentra seus efeitos na Europa e nos Estados Unidos, o deputado acredita que todas as medidas anunciadas até agora representam uma grave perda de direitos e o massacre dos trabalhadores. E isso poderá resultar no aguçamento, em uma proporção enorme, da contradição entre capital e trabalho nesses países.

Luciano também destacou a necessidade do Partido se voltar mais atentamente para a luta dos trabalhadores neste momento em que grandes investimentos industriais são anunciados no Estado. “Acelera-se o processo de mudança estrutural na matriz produtiva de Pernambuco. Nós temos comemorado isso, mas é preciso completar a nossa análise com um olhar atento sobre a realidade dos trabalhadores. Vem por aí uma onda de lutas operárias e populares em Pernambuco”, ressaltou.

Preparando o Partido

O Comitê Estadual vai realizar uma plenária para o lançamento do Curso do Programa Socialista – CPS, marcado para o dia 26 de novembro, na Associação de Medicina de Pernambuco, na Praça Oswaldo Cruz, no dia 26 deste mês, das 14H às 18H. O evento, que deve contar com a presença de Bernardo Jofilly, um dos autores do roteiro do vídeo do curso e do gibi do Programa Socialista, abrirá um cronograma inicial de formação militante que irá até maio de 2012 priorizando os novos filiados e militantes resultantes do processo de Conferência Estadual realizado recentemente. Na reunião do Comitê Estadual, foi feito um apelo para que todos os dirigentes estejam engajados no esforço de aplicar o curso aos oito mil filiados em todo o Estado, preferencialmente nos territórios estratégicos de atuação do Partido.

Também foi deflagrada uma campanha de assinaturas da Revista Princípios, principal órgão de divulgação teórica do PCdoB, com o objetivo de atingir os quadros partidários a partir da própria Comissão Política Estadual, as direções municipais e distritais, o meio acadêmico e o mundo político em geral até o final de dezembro, aproveitando o tradicional mês festivo.

Confira abaixo a nova relação da comissão política e do secretariado executivo do PCdoB pernambucano:

Alanir Cardoso – Presidente
Augusto Simões
George Braga
Guido Bianchi – Secretário de Comunicação
Helmilton Beserra
Jorge Carreiro
José Bertotti
Tadeu Lira – Secretário de Finanças
Laudijane Domingos – Secretária da Mulher
Luciana Santos
Luciano Siqueira – Secretário de Juventude
Luciano Moura
Maksandro Souza – Secretário de Movimentos Sociais
Marcelino Granja – Vice-presidente / Sec. de Relações Institucionais
Moacir Paulino
Ossi ferreira – Secretário de Organização
Paulo Dantas – Secretário de Formação
Renildo Calheiros
Thiago Vasconcelos
Thiara Milhomem
Valéria Silva – Secretária Sindical

Comissão Estadual de Controle 2011/2013

Antonieta Trindade
Geraldo Vilar
Maksandro Souza

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas