Nova série de documentos sobre clima é vazada na internet

Uma nova série com mais de 5 mil emails e documentos da Universidade de East Anglia (UEA) relacionados ao Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), foi divulgada na internet.

Um vazamento de emails parecido, ocorrido em 2009, desencadeou acusações de que cientistas teriam manipulado dados para exagerar a influência humana no aquecimento global. Os cientistas foram inocentados em 2010.

O episódio deu munição aos céticos em relação ao papel dos seres humanos nas alterações climáticas. Mas a sindicância da Universidade de East Anglia concluiu que não havia dúvidas sobre o rigor e a honestidade dos cientistas.

Assim como na ocasião anterior, este novo vazamento de documentos ocorre antes de uma reunião da ONU vai que discutir as mudanças climáticas do planeta.

A universidade britânica afirma que "não há provas de interferência recente em nossos sistemas" e acrescenta que o número de emails e documentos vazados, que foram postados em um servidor russo, torna impossível confirmar que todos são verdadeiros.

Fonte: BBC Brasil

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas