Ministério do Esporte: Orlando Silva dará explicações à Câmara nesta terça-feira

Ministro do Esporte atende a pedido do Planalto para explicar rapidamente as acusações de desvio de recursos e tentar evitar desgaste ainda maior 

O ministro do Esporte, Orlando Silva, durante seminário sobre infraestrutura turística, em agosto (Elza Fiúza/ABr)
A pedido do Palácio do Planalto, Orlando Silva, ministro do Esporte, confirmou que prestará depoimento na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, marcado para as 14h desta terça-feira. O objetivo do governo é dar uma resposta rápida às acusações de corrupção e desvio de dinheiro público que pesam contra o ministro, evitando mais desgaste ao Executivo. Orlando Silva também marcou para as 17h desta segunda-feira uma entrevista coletiva a fim de tentar esclarecer o caso.

Em entrevista a VEJA, o policial militar João Dias Ferreira, que estava entre os militantes do PC do B presos no ano passado por desviar dinheiro do programa Segundo Tempo, revelou detalhes de como funciona a engrenagem que, calcula-se, pode ter movimentado mais de 40 milhões de reais nos últimos oito anos. O militar contou que Orlando Silva chegou a receber pessoalmente, dentro da garagem do ministério, remessas de dinheiro vivo provenientes da quadrilha. O Segundo Tempo foi criado pelo governo federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas.

Defesa - O ministro rebateu as acusações. De Guadalajara, no México, onde participou da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, Orlando Silva se disse chocado com a denúncia e chamou o denunciante de “bandido”. O ministro afirmou que tinha conhecimento de que o policial ameaçara fazer denúncias públicas envolvendo a pasta e admitiu ter recebido João Dias no ministério, a pedido de seu antecessor e atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

“Confesso que eu estou chocado”, disse. “Estou estupefato, perplexo. Um bandido fala e eu que tenho que provar que não fiz, meu Deus?”, afirmou o ministro, informando que vai processar o policial.

Em nota, a assessoria de Orlando Silva informou que ele protocolou um ofício na Procuradoria Geral da República, em que solicita a apuração das acusações e se coloca à disposição para prestar os esclarecimentos necessários. No fim de semana, ele já havia pedido ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal (PF) investigasse o caso. “É mais uma iniciativa para que todos os fatos sejam esclarecidos e que fique claro que as supostas denúncias não passam de mentiras e calúnias, feitas por um cidadão que está sendo processado pela Justiça”, afirmou Orlando Silva na nota.

MPF - O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), protocolou nesta segunda-feira uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que o órgão abra inquérito para apurar o esquema de corrupção instalado no Ministério do Esporte. O partido apresentou requerimento de audiência pública na Comissão de Turismo e de Desporto da Câmara dos Deputados para ouvir o policial militar João Dias Ferreira. O PPS também pedirá para ouvir o depoimento de Célio Soares Pereira, que disse a VEJA ter entregado dinheiro ao ministro Orlando Silva.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas