Obras do Alto da Sé inauguradas

A noite da segunda-feira (24) foi de festa para Olinda. O Alto da Sé, principal ponto turístico da cidade, teve as obras de requalificação oficialmente inauguradas. A festa começou logo depois das 17h e contou com a participação do prefeito Renildo Calheiros, do governador Eduardo Campos, da deputada federal Luciana Santos (PCdoB), além de políticos, autoridades e é claro, do povo olindense. As obras foram realizadas com recursos do Prodetur, com investimentos na ordem de 4,5 milhões.

O espaço ganha um elevador panorâmico de 18 metros de altura que proporciona uma visão privilegiada da região, que inicialmente será gratuito. Além disso, o prédio que abriga a Caixa D’Água do Alto da Sé passou por reformas e foi transformado num mirante que dará aos visitantes a oportunidade de uma vista de 360 graus para as duas cidades irmãs, Olinda e Recife.

As obras de reestruturação que contemplaram o Largo da Sé se estendem da Igreja da Sé até a Ladeira da Misericórdia. Entre as novidades, destaque também para a mudança dos comerciantes que ficavam ao lado da Caixa D’Água e que obstruíam a vista para o Horto Del Rey e que agora estão no novo Mercado de Artesanato da Sé, localizado no lado oposto da Caixa D’Água. As obras incluíram ainda a retirada dos postes comuns e o embutimento da fiação elétrica.

A secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto, fez a saudação inicial às autoridades e pessoas presentes. Emocionada, ela destacou a importância da obra e de cada uma das etapas realizadas. “Agradeço a todos que trabalharam nessa obra, que não atinge apenas um setor e que mudou a imagem do Alto da Sé”, destacou Márcia em seu discurso, completando que a obra acontece em momento oportuno por Olinda começar as preparações para as comemorações dos 30 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Na sequência foi a vez do secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa. De acordo com ele, a obra de requalificação da Sé ajuda a destacar o que a natureza já fez de belo. Logo em seguida, foi a vez do prefeito Renildo Calheiros que fez uma retrospectiva da história do Alto da Sé para demonstrar a importância do lugar para Pernambuco. “Além do agradecimento aos funcionários da prefeitura que trabalharam na obra, também é importante agradecer ao povo de Olinda, que vive aqui, trabalha aqui e que reconhece a importância deste lugar”, completou Renildo.

Logo depois do prefeito, foi a vez do governador Eduardo Campos, que declarou estar muito feliz por estar na Sé para participar da inauguração do conjunto de obras. “Quero dar os parabéns à prefeitura por ter conseguido com apoio dos parceiros concluir a obra, principalmente por estarmos falando de uma cidade tombada pela sua importância histórica, o que torna uma obra dessas ainda mais difícil e demorada. Ela (a obra) agora é de todos”, completou Eduardo. Ao final de seu discurso, o governador lembrou que Pernambuco é o estado brasileiro que mais cresce atualmente e que Olinda faz parte deste crescimento.

Presente no evento, a ex-prefeita de Olinda e atual deputada federal Luciana Santos era só alegria por voltar ao município para uma ocasião tão especial. “A Sé é um local antes de tudo que possui um grande simbolismo para o povo pernambucano. De acordo com relatos históricos, foi aqui que Duarte Coelho deu o nome da futura vila e hoje, me sinto quase como em uma redescoberta deste espaço tão querido para o olindense”, completou Luciana.

Fonte Prefeitura de Olinda

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas