Projeto de Petrolina concorre ao prêmio Innovare

Dentre os 35 projetos escolhidos para avançarem à segunda etapa do prêmio Innovare – que reconhece iniciativas que melhoram a atuação da Justiça e otimizam serviços para a sociedade – está o programa “Com Justiça e Cidadania a Escola Fica Legal” desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, em parceria com outras instituições, a exemplo da prefeitura do município. 

De acordo com informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em pouco mais de um ano de implantação, o programa já conseguiu reduzir números significativos em ocorrências envolvendo crianças e adolescentes: o crime de furto, por exemplo, dos processos que tramitam na Vara da Infância e da Juventude, reduziu de 10% para 5%. Os vencedores das categorias serão conhecidos em dezembro. 

“O programa desenvolvido em Petrolina concorre nacionalmente na categoria “Justiça e Inclusão Social”. Desburocratização da Justiça, combate à violência social, melhor articulação da rede de proteção à infância e juventude no âmbito escolar, e sem demanda de custo, são os diferenciais que se coadunam perfeitamente com o espírito do Innovare”, enfatiza o juiz da Vara Regional da Infância e da Juventude da 18ª Circunscrição Judiciária, Marcos Bacelar. 

Diversas ações são desenvolvidas em Petrolina através do programa Justiça e Cidadania. Servidores do Judiciário, da prefeitura e voluntários realizam visitas em escolas públicas do município e levam palestras sobre assuntos diversos como violência, bullying, evasão escolar dentre outros. A equipe também desenvolve um trabalho de conscientização junto a donos de estabelecimentos comerciais,  sobre a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas a menores. 

O Prêmio Innovare contempla os vencedores de cada categoria com um troféu e a quantia de R$ 50 mil.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas