Chávez diz que enfrentará uma etapa difícil no tratamento do câncer

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira (13/7) que há um despertar contra o capitalismo o que demonstra possibilidades de um mundo melhor. Por telefone, Chávez fez essa avaliação para um programa transmitido pela emissora estatal de televisão venezuelana, VTV. Chávez se referia à crise econômica que atinge alguns países na Europa e que ameaça o restante do mundo.

O venezuelano lembrou ainda que está em tratamento médico e que iniciará uma etapa ainda mais difícil na luta contra o câncer. Chávez segue recomendações médicas de repouso, medicamentos e alimentação adequados. Segundo ele, mesmo em casa, mantém-se no comando do país.

"Eu estou no meu quartel, mas comandando", disse o presidente. "Não é fácil. Estamos passando por uma primeira fase que tem sido bem sucedida", disse Chávez, que informou que é acompanhado por médicos e enfermeiros por 24 horas.

Segundo Chávez, a nova etapa do tratamento não será fácil. “[Acredito que esta fase] pode ser um pouco difícil, mas é justamente para tentar proteger o corpo de novas células malignas deste tipo, que acabam por ameaçar”, disse ele.

No dia 10 de junho, Chávez fez uma cirurgia em Havana, em Cuba, para a retirada de um abscesso na região pélvica. Em seguida, ele admitiu que está com câncer e faz tratamento. Mas não houve detalhes sobre o tipo de tumor. Desde então, o venezuelano tentou reduzir suas atividades políticas. Ele retornou a Caracas apenas há nove dias.

No programa, Chávez menciona o que chama de “verdadeira democracia e participação popular". Ao mencionar a eventual crise do capitalismo, o presidente citou o cientista político espanhol Juan Carlos Monedero por se referir à Revolução Bolivariana como exemplo de reação aos aspectos negativos do capitalismo.

"Atualmente há um despertar do povo contra os interesses do capitalismo e a esperança de um mundo novo e melhor", disse Chávez. No programa, o presidente aparece em frente a um mapa múndi, mais magro, usando um agasalho preto e por dentro uma camisa vermelha. Também está de óculos de grau.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas