Avião com corpo de Itamar chega a Belo Horizonte

O avião com o corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco chegou pouco depois das 10h30 a Belo Horizonte, onde será realizado um segundo velório. O corpo saiu de Juiz de Fora, onde foi velado neste domingo, às 9h40m, depois de duas horas de atraso devido ao mau tempo. Após o segundo velório na capital mineira, ele será cremado.


A presidente Dilma Rousseff embarca nesta manhã para Belo Horizonte, para prestar as últimas homenagens ao ex-presidente. Dilma participará do velório e da cerimônia de cremação. A presidente estará acompanhada das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Helena Chagas (Comunicação Social), além do chanceler Antonio Patriota. O velório de Itamar Franco, que era senador pelo PPS, acontece no Palácio da Liberdade.

No domingo, ele foi velado na Câmara de Vereadores de Juiz de Fora (MG), onde cerca de 400 pessoas aguardavam na porta a chegada do caixão, que estava coberto com as bandeiras do Brasil e de Minas. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor participaram do velório. Enquanto Lula foi aplaudido pelo povo, Collor foi vaiado. O vice-presidente Michel Temer também velou o corpo de Itamar em Juiz de Fora.

Itamar faleceu às 10h15 de sábado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e entrar em coma. Ele estava com leucemia e teve seu estado de saúde agravado após contrair uma pneumonia. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, desde 21 de maio. Ao ser informada da morte do ex-presidente, a presidente Dilma ofereceu à família de Itamar todo o apoio necessário: avião para transportá-lo de São Paulo para Minas e o Palácio do Planalto para velar o corpo.

A família do mineiro, no entanto, optou por fazer as despedidas nas cidades onde cresceu e exerceu a maior parte de sua vida política. Dilma decretou luto oficial de sete dias e baixou a bandeira do Brasil no Palácio da Alvorada a meio pau. Em Minas, o governador Antonio Anastasia também decretou luto oficial de sete dias.

Itamar Franco foi o vice de Collor e assumiu a Presidência depois que Collor foi afastado do cargo no processo de impeachment, em dezembro de 1992. Como presidente, em meio a uma crise econômica e política, Itamar criou o Plano Real, responsável pela estabilidade da economia brasileira.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas