Ex-deputado federal José Mendonça morre aos 75 anos, em São Paulo

José Mendonça exerceu oito mandatos de
deputado federal de três de estadual
Foto: Mariana Guerra
O ex-deputado federal pernambucano José Mendonça faleceu no início da tarde deste domingo (24) aos 75 anos, vítima de infecção generalizada após 22 dias internado em tratamento de uma cirurgia de câncer no intestino. Ele morreu em São Paulo, onde estava hospitalizado no Sírio-Libanês, para onde foi levado dez dias depois de passar por cirurgia no Recife. José Mendonça era pai do ex-governador do Estado Mendonça Filho. Pela morte de José Mendonça, o governador Eduardo Campos decretou luto oficial de três dias.

O corpo de José Mendonça Bezerra deverá chegar no final da noite deste domingo ao Recife e será inicialmente velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Recife, até o fim da tarde desta segunda (25). Depois será levado para velório em Belo Jardim, no Agreste, onde José Mendonça nasceu e iniciou a carreira política. O enterro deverá acontecer na terça (26), em Belo Jardim, a 181 km do Recife.

Mendonção, como era conhecido entre os colegas políticos, exerceu oito mandatos de deputado federal e três de deputado estadual. Formado em direito, ele começou a vida pública em 1966 com deputado estadual.

Em 44 anos de vida pública, ele só não realizou o sonho de terminar a carreira  política na Prefeitura de Belo Jardim. Pela primeira vez na planície desde 1967, o ex-deputado pelo DEM preparava-se para ser o candidato à sucessão de Marco Coca-Cola, companheiro de partido, quando a doença o venceu, neste domingo (24).

MINUTO DE SILÊNCIO - José Mendonça também foi presidente do clube Santa Cruz nos anos de 2001 e 2002 e foi homenageado neste domingo, no clássico entre Sport e Náutico, em uma das semifinais do Pernambucano  2011, na Ilha do Retiro, quando foi feito um minuto de silêncio.

Mendonção foi um dos articuladores da aliança que levou o então PFL (hoje DEM), o PMDB e, mais tarde, o PSDB, ao comando do Palácio do Campo das Princesas por oito anos.

Foi um dos deputados constituintes em 1988, já integrando o PFL. Em 2007, com a mudança de nome para DEM, permaneceu na sigla em que ficaria até os últimos dias. Na caminhada, protagonizou polêmicas devido ao temperamento forte. Atacou Sérgio Guerra (PSDB) em 2009, quando o correligionário afirmou que a União por Pernambuco estava “ultrapassada”.

O discurso de despedida da trajetória no Congresso aconteceu ano passado, o qual dedicou à família. E lembrou que o filho mais velho, Mendonça Filho, e o genro Augusto Coutinho, também do DEM, o sucederiam já a partir da legislatura seguinte.

José Mendonça Bezerra era filho de João Bezerra Filho e Tereza Bezerra de Mendonça. Nascido em 18 de janeiro de 1936, formou-se advogado e avicultor. Casou-se em 1963 com Estefânia Mendonça, mãe de seus seis filhos: Mendonça Filho, Andréa, Isabela, Carla, Danilo e Pedro.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas