Aula de cidadania no interior de Pernambuco


Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhuns. Nas três cidades do agreste pernambucano, o programa Todos por Pernambuco reuniu no último final de semana 2995 pessoas e 917 entidades em seminários que tem se repetido em todas as microrregiões do Estado.

São lideranças políticas, comunitárias, estudantis, sindicais ou até mesmo cidadãos comuns chamados a debater os problemas vividos pela população de cada localidade e a propor soluções. A experiência, iniciada ainda no primeiro mandato do governador Eduardo Campos, tem alcançado um grande sucesso de público, num claro sinal de aprovação do modelo de gestão implantado no Estado.

O governador Eduardo Campos faz questão da presença de todo o secretariado e ele próprio acompanha atentamente a apresentação das propostas, divididas em seis temas: Infraestrutura, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, educação, saúde, segurança e desenvolvimento social. Prestigiados pelos senadores Armando Monteiro Neto e Humberto Costa, os seminários tem conseguido juntar ainda um grande número de deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, o que resulta numa oportunidade ímpar para prestar contas e criar consensos em torno de propostas estruturadoras para o desenvolvimento de Pernambuco.

A experiência, iniciada ainda no primeiro mandato do governador Eduardo Campos, tem alcançado um grande sucesso de público, num claro sinal de aprovação do modelo de gestão implantado no Estado.

Em muitos municípios, o seminário “Todos por Pernambuco” tem sido precedido por debates e encontros. As reivindicações apresentadas ao governador por Augusto Simões, vereador por Alagoinha e dirigente estadual do PCdoB, foram o resultado de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Alagoinha e de uma plenária com mais de 150 pessoas em Pesqueira. Entre as propostas, o vereador defendeu a duplicação da BR 232 até Arcoverde e investimentos no hospital municipal de Pesqueira.



 

Os movimentos sociais também reconhecem o Todos por Pernambuco como um importante canal de diálogo com o governo do Estado. O líder comunitário João José, integrante do Fórum Estadual da Reforma Urbana e Iana Paula, presidente da UJS de Santa Cruz do Capibaribe, são unânimes em avaliar a gestão de Eduardo Campos como uma gestão democrática e transparente.

O programa Todos por Pernambuco já passou por nove das 12 microrregiões do estado. Nos próximos dias 12 e 13 ele chega a Goiana (Mata Norte) e Vitória de Santo Antão (Mata Sul). O seminário da Região Metropolitana, que será realizado no Recife, ainda não possui data marcada.   


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas