Sistema de transmissão de energia é ''robusto e moderno'', disse Lobão

Apesar do apagão ocorrido em Pernambuco e em outros sete estados nordestinos, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (4) que o sistema de transmissão de energia do Brasil é "robusto e moderno". De acordo com ele, "não há no mundo nada mais moderno" e as falhas que foram registradas durante a madrugada são "as que acontecem no mundo todo".

O ministro concedeu entrevista coletiva em Brasília, após reunião com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, e afirmou que "não houve um apagão", mas um problema no sistema. Segundo ele, a energia elétrica já foi restabelecida nos estados afetados pelo blecaute.

Quase toda a região ficou às escuras a partir das 23h30 de ontem, após um problema em linhas de transmissão locais. A luz começou a retornar ainda durante a madrugada de hoje. O apagão atingiu pelo menos sete estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Também há relatos de falta de energia em alguns bairros de cidades do Piauí e no Norte do país.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) ainda não divulgou um balanço de quantas pessoas foram afetadas pelo apagão. O superintendente do órgão, Dilton da Conte Oliveira, deverá informar, ainda nesta manhã, o que teria provocado o apagão. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também informou que não sabe as causas da pane, mas convocou para a próxima terça-feira (8), no Rio de Janeiro (sede do ONS), uma reunião entre o operador, a Chesf e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir as causas que levaram à falta de luz.

Conforme o ministro Lobão, "a proteção eletrônica do sistema entendeu que existia um problema e se desligou". O apagão ocorreu depois de uma pane na subestação Luiz Gonzaga, na fronteira de Pernambuco e Bahia, onde seis linhas de transmissão caíram. Para evitar que o blecaute atingisse todo o País, o sistema elétrico nacional isolou automaticamente a região Nordeste.

MULTA - A Chesf poderá ser multada no valor correspondente a 1% do faturamento ou sobre o valor estimado de energia produzida nos últimos 12 meses por causa do apagão ocorrido nesta madrugada, como indica a Resolução nº 63/2004 da Aneel. A decisão sobre a multa depende de fiscalização local após recebimento do Relatório de Análise de Perturbação (RAP) do ONS.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas