OAB cobra resultados sobre caso de abuso de policiais da Rocam

Após denúncia feita pela reportagem do Jornal do Commercio, sobre vídeo que mostrava dois detidos sendo forçados a se beijar por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos, a Comissão Nacional de Direito Humanos da OAB, decidiu mandar um ofício para a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE) solicitando os resultados das investigações acerca de um caso semelhante, ocorrido em 2008, que envolvia policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). No vídeo, também postado no Youtube, além de obrigar os suspeitos a se beijarem, o policial pede para que eles cantem o refrão “a Rocam é f..”.

Um caso claro de abuso de autoridade, a conclusão das investigações ainda não é conhecida pela sociedade. "Os policiais agiram de maneira ilegal, e a gente não sabe quais foram os resultados. A imprensa, a sociedade, têm direito de saber", afirma o presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Jayme Asfora. "Em função dos acontecimentos recentes, denunciados pelo JC, a gente vai começar a ficar atento a esses casos, pra que não ocorram novamente", completa.

O presidente da Comissão diz que está confiante de que o secretário da SDS, Wilson Damázio, enviará uma resposta rápida. "O princípio da trânsparência deve reger toda a administração pública", justifica.

Com a retomada do caso, Asfora pretende estimular as pessoas a denunciar ações como essas e cobrar providências, pois acredita que a tendência é que, casos como esse, ao "esfriarem", fiquem impunes. "É preciso reavivá-los e ficar alerta, como cidadão, para que cobremos, em conjunto, essas informações sobre as providências que foram tomadas."

Asfora lembra que, ao relatar qualquer tipo de abuso à OAB, a pessoa pode manter o anonimato, e reitera: "É importante que as pessoas das novas gerações saibam que tais ações são erradas, e fiquem alertas para denunciar, ligar pra a ouvidoria da SDS, para o Ministério Público."

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas