Responsabilidade pela catástrofe é conjunta, diz FBC

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse nesta quinta-feira (13) que o cenário atual do Rio de Janeiro é "desolador" e disse que a responsabilidade pela catástrofe é "conjunta", e não apenas dos municípios. Após encontro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro ponderou, contudo, que os municípios têm uma parcela importante de responsabilidade no ocorrido.

"A responsabilidade é conjunta - dos municípios, dos Estados e da União. É evidente que cabe também aos municípios uma parcela importante disso, porque o ordenamento do espaço urbano é competência deles", disse, ressaltando que as ocupações irregulares no Rio de Janeiro são fruto "de anos e anos sem planejamento urbano".

O ministro reconheceu que ficou chocado durante a visita que fez ontem às cidades afetadas pelas chuvas no Rio de Janeiro. De acordo com ele, o episódio lembrou a cheia do Rio Ipojuca, no Pernambuco, em 2009, que, segundo ele, trouxe prejuízos para mais de 30 cidades. De acordo com Bezerra Coelho, o momento é de prestar ajuda às vítimas e apenas depois analisar quem foram os culpados. "O momento é de prestar ajuda e depois fazer análises sobre omissões ou erros de enfrentamento e preparação para essa situação", disse Bezerra Coelho.

Fonte: Agência Estado

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas