Corregedoria vai investigar a conduta dos policiais civis envolvidos em tiroteio

A corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) vai investigar a conduta dos policiais civis envolvidos no tiroteio com agentes federais ocorrido na manhã da última quarta-feira (5), na BR-232, próximo à fábrica da Coral, bairro do Curado. O corregedor auxiliar da SDS, delegado Paulo Jean, começou os trabalhos nesta sexta-feira (7), ouvindo o taxista João Francisco, que levava dois policias e um traficante no momento do incidente. Na ação morreu baleado o policial federal Jorge Washington, 57 anos.

A sindicância vai apurar a ótica administrativa do caso, "se a conduta dos envolvidos foi condizente com o padrão do dia-a-dia da Polícia Civil", afirmou Paulo Jean, que não quis comentar o teor das declarações do taxista. O inquérito criminal está por conta da Polícia Federal, sob responsabilidade do delegado Renato Cintra, da delegacia de Defesa Institucional.

As duas investigações vão ocorrer paralelamente. A corregedoria vai averiguar se existe necessidade de um processo administrativo, que pode resultar em supensão ou até demissão dos policiais. A PF apura se algum envolvido vai responder na Justiça. Quatro agentes e o delegado Marcelo Ferraz, do Denarc (Departamento de Repressão ao Narcotráfico) foram afastados de suas atividades nessa quinta-feira (6).

Dois pontos que levantam as maiores supeitas devem ser investigados: se a equipe do Denarc prestou ou não socorro à Jorge Washington e por que a arma dele foi retirada do local do crime. O agente federal foi levado ao Hospital da Restauração (HR) por uma viatura da Polícia Militar. O revólver calibre 38 devolvido à SDS estava com um cartucho deflagrado - o exame residuológico do Instituto de Criminalística não registrou presença de chumbo nas mãos do policial.

O delegado Paulo Jean tem 20 dias para concluir os trabalhos. Ele ainda vai ouvir o traficante que era o alvo das duas operações, pessoas ques presenciaram o tiroteio, os policiais federais e por fim os policiais civis.
CASO - O Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, classificou o incidente como "o mais triste da minha carreira policial". Na manhã dessa quarta-feira (5) o traficante Wagner Nascimento desembarcou no TIP (Terminal Integrado de Passageiros) com 17 kg de pasta base de cocaína, vindo de Fortaleza. Sete agentes da Polícia Federal capturaram o suspeito.

Dois policiais e o traficante seguiram em um táxi para um ponto de ônibus na BR-232, onde deveriam se encontrar com o receptador da droga. Os demais acompanharam em veículos descaracterizados.

Quando o táxi deparou-se com policias do Denarc que também investigavam o caso, começou o tiroteio. Jorge Washington levou um tiro no peito e faleceu na hora. Seu colega Silvio Fernandes dos Santos, o outro agente no táxi, ficou ferido.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas